auditoria SEO para e-commerce

Auditoria SEO para E-commerce

Auditoria SEO para E-commerce – Se você quiser saber como fazer uma auditoria de SEO de comércio eletrônico, comece analisando seus esforços de SEO na página . O SEO na página inclui todas as otimizações feitas em seu site para ajudar a melhorar sua classificação. Aqui estão algumas áreas-chave que você deseja analisar para garantir que está obtendo o máximo de sua campanha de SEO:

☑ Avalie o uso de palavras-chave

A primeira etapa de como fazer uma auditoria de SEO para comércio eletrônico é avaliar o uso de palavras-chave em seu site. As palavras-chave acionam a exibição de suas páginas em resultados de pesquisa relevantes na frente de leads relevantes, o que pode levar a mais visitas ao site e carrinhos de compras lotados.

Obtenha o máximo do seu SEO de comércio eletrônico auditando suas páginas em busca de suas palavras-chave principais para garantir que sejam usadas adequadamente em suas páginas, bem como nos lugares certos, como suas metatags .

Você pode usar uma ferramenta como o Google Search Console para avaliar as classificações de sua página para ver quais páginas em seu site não se classificam bem nos resultados de pesquisa. Quando você puder identificar essas páginas, poderá observar o uso de palavras-chave da página e ver se está usando o suficiente.

O que fazer se sua palavra-chave não estiver integrada na página o suficiente … Se você não tiver a palavra-chave em sua página com frequência, precisará integrá-la em toda a sua classificação para essa palavra-chave principal. Desde a etiqueta do título do produto até a descrição do produto , você deve garantir que está usando essa palavra-chave principal.

O que fazer se a sua palavra-chave estiver suficientemente integrada na página … Se você achar que usa a palavra-chave com frequência, pode precisar ver se há outras palavras-chave relacionadas a serem segmentadas. O Google Search Console pode ajudá-lo a saber quais consultas levam as pessoas a suas páginas, o que pode ajudá-lo a encontrar novas palavras-chave.

☑ Analise suas tags de título e meta descrições

A próxima parte de sua lista de verificação de SEO para comércio eletrônico é auditar suas tags de título e meta descrições.

Essas duas metatags são a primeira coisa que os usuários veem nos resultados da pesquisa. Você vai querer avaliar essas tags para garantir que está criando tags de título e meta descrições atraentes que induzam as pessoas a clicar em sua lista.

O Google Search Console pode ajudá-lo a avaliar os cliques para sua listagem. Quando você pode ver a taxa de cliques (CTR) de sua página, isso o ajudará a ver se suas tags geram interesse suficiente para clicar. Lembre-se de que sua posição nos resultados de pesquisa influenciará um pouco seu CTR .

Se você classificar na página dois, por exemplo, provavelmente verá uma CTR mais baixa porque menos pessoas alcançam a segunda página de resultados de pesquisa. Em comparação, uma listagem na primeira página de resultados de pesquisa naturalmente terá um CTR mais alto.

O que fazer se sua CTR estiver baixa … Se sua CTR estiver baixa, você pode precisar reotimizar suas tags de título e descrições meta para ajudar a gerar mais cliques. Certifique-se de que sua palavra-chave apareça em ambas as tags, para que os usuários saibam que sua listagem é relevante. Torne seus títulos e descrições meta descritivos também, para que as pessoas saibam o que esperar de sua página.

O que fazer se sua CTR for alta … Se você tem uma CTR alta, mas conversões baixas, pode ser necessário reavaliar seu título e meta. Seu título e meta podem não corresponder ao que está na página do produto, o que faz com que os usuários cliquem, mas não comprem. Você pode precisar renovar completamente suas tags para que correspondam à página do seu produto e apareçam em resultados de pesquisa mais relevantes.

☑ Avalie sua estratégia de conteúdo na página

A próxima parte de sua auditoria de SEO para comércio eletrônico é analisar o conteúdo da página. O conteúdo desempenha um papel fundamental na classificação dos resultados de pesquisa. Seu público quer informações valiosas e, ao criar conteúdo para eles, você compartilha essas informações.

Você deseja avaliar sua estratégia de conteúdo na página para identificar quaisquer lacunas ou locais onde você precisa melhorar. Você vai querer olhar para a estratégia de conteúdo do seu concorrente para ver que tipo de conteúdo eles criam e compará-lo com o seu para ver o que você ainda não criou.

Adicionar esta tarefa à sua lista de verificação de auditoria de SEO de comércio eletrônico ajudará a garantir que você esteja criando uma estratégia de conteúdo que direcione mais tráfego para o seu negócio.

O que fazer se sua estratégia de conteúdo tiver lacunas … Se parecer que sua estratégia de conteúdo está faltando algumas partes, preencha as lacunas! Crie conteúdo para ajudá-lo a cobrir essas áreas e direcionar mais tráfego para seu site.

O que fazer se sua estratégia de conteúdo não tiver lacunas … Se você não encontrar nenhuma lacuna perceptível no conteúdo, continue se concentrando na criação de mais conteúdo para o seu site. Produzir mais conteúdo permitirá que você direcione mais tráfego para seu site.

O próximo item na lista de verificação de auditoria de SEO de comércio eletrônico é o SEO fora da página . O SEO fora da página compõe fatores que afetam a classificação do seu site, mas não estão na sua página, portanto, você não pode alterá-los diretamente. Há dois aspectos que você deseja incluir como parte de sua auditoria de SEO para comércio eletrônico.

☑ Avalie backlinks

Backlinks desempenham um papel essencial em ajudar você a se classificar nos resultados de pesquisa. Backlinks são links de outros sites para o seu. Esses backlinks ajudam a melhorar sua classificação e a construir sua confiança e autoridade se vierem de sites autorizados e confiáveis.

Você pode usar uma ferramenta como o verificador de backlinks do Ahref para ver quem está criando um link para o seu conteúdo. Basta inserir seu nome de domínio para ver quais links você tem em seu site. Lembre-se de que você pode ter links para seu site de sites autorizados e confiáveis, bem como links de sites menos confiáveis ​​ou com spam.

O que fazer se você tiver backlinks ruins … Às vezes, você avaliará seu perfil de backlink e encontrará empresas pouco confiáveis ​​vinculando suas páginas e prejudicando sua pontuação de domínio. Se você encontrar backlinks ruins em seu perfil, entre em contato com as pessoas que criaram um link para você e peça-lhes que o removam ou você pode rejeitar os links (embora essa opção geralmente não seja necessária).

O que fazer se você tiver bons backlinks … Se você achar que seu perfil é principalmente bons backlinks, use isso como uma oportunidade para ganhar mais backlinks . Entre em contato com essas empresas com conteúdo relevante e convide-as a criar um link para suas páginas. Além disso, você desejará pesquisar outros especialistas do setor e convidá-los a verificar seu conteúdo para que possa criar um perfil de link diversificado.

☑ Analise seus perfis sociais

Embora a mídia social não tenha um impacto direto na classificação do seu mecanismo de pesquisa, muitos profissionais de marketing acham que ela tem um impacto indireto . Como você pode compartilhar páginas de seu site nas redes sociais, ele tem o potencial de aumentar o tráfego em suas páginas e ganhar links para elas, o que pode ajudar a melhorar sua classificação .

Como parte de sua auditoria de SEO de comércio eletrônico, você desejará garantir que está analisando seus perfis sociais para garantir que está postando links para seu conteúdo e páginas de produtos.

O que fazer se você não compartilhou links para suas páginas … Se você ainda não começou a compartilhar links para sua página, agora é o melhor momento de sempre! Sempre que você cria um novo conteúdo ou faz uma venda de produtos, pode compartilhar links para sua página com uma mensagem envolvente para atrair mais pessoas a clicarem em seu conteúdo.

O que fazer se você compartilhar links para suas páginas … Se você já estiver compartilhando links para seu perfil, avalie o desempenho desses links. Verifique as análises de seu perfil para ver se você está gerando cliques com seus links. Você pode então descobrir quais links geram mais cliques para melhorar sua estratégia.

Auditoria de SEO para comércio eletrônico: o lado técnico de SEO

À medida que você aprende como fazer uma auditoria de SEO de comércio eletrônico, não se esqueça do lado técnico do seu site.

O SEO técnico afeta o funcionamento do seu site e como os mecanismos de pesquisa encontram as páginas do seu site. Como um site de comércio eletrônico, você terá dezenas de páginas com seus produtos, conteúdo e muito mais, o que pode abrir a porta para problemas técnicos.

Com esta lista de verificação de auditoria de SEO de comércio eletrônico, no entanto, você avaliará os aspectos técnicos do seu site para garantir que estejam funcionando corretamente.

☑ Analise seu site em relação a robots.txt e mapa do site XML

O seu arquivo robots.txt e o mapa do site XML desempenham um papel fundamental para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o seu site.

  • Robots.txt : seu arquivo robots.txt informa aos mecanismos de pesquisa quais páginas ele pode ou não rastrear, o que ajuda a evitar que seu site fique sobrecarregado. Você pode usar isso para dizer ao Google para não rastrear certas páginas, como páginas de carrinho de compras, listas de desejos e muito mais.
  • Mapa do site XML : este arquivo orienta o Google sobre quais páginas avaliar e direciona o Google a indexar páginas mais críticas em seu site.

Você deve ter os dois elementos se quiser que o Google rastreie seu site e indexe suas páginas.

O que fazer se você não tiver o arquivo robots.txt ou o sitemap XML … Se você não tiver nenhum desses elementos, precisará adicioná-los ao seu site. Você pode encontrar diretrizes para criar robots.txt no site do Google e usar o Google Search Console para configurar o seu sitemap XML .

O que fazer se você já tiver o arquivo robots.txt ou o mapa do site XML … Avalie-os e certifique-se de configurá-los corretamente. Por exemplo, é comum que as empresas bloqueiem o Google com o arquivo robots.txt. Verifique se você está direcionando o Google às páginas essenciais do seu site que também deseja encontrar.

☑ Analise sua indexabilidade e rastreabilidade

A próxima parte de sua lista de verificação de SEO para comércio eletrônico é examinar sua indexabilidade e rastreabilidade. Você não pode aparecer nos resultados de pesquisa se o Google não puder indexar ou rastrear o seu site. É essencial avaliar essas informações para garantir que você possa aparecer na frente de leads interessados.

Você pode usar o Google Search Console para verificar se o Google pode rastrear e indexar seu site.

O que fazer se o Google não puder indexar ou rastrear páginas em seu site … Se o Google não conseguir rastrear ou indexar páginas em seu site, verifique seu arquivo robots.txt e vincule páginas internas em outras páginas relevantes em seu site para ajudar o Google. Você também pode se concentrar em ganhar backlinks para ajudar os rastreadores a descobrirem seu site.

O que fazer se o Google puder indexar e rastrear o seu site … Se o Google estiver rastreando e indexando corretamente o seu site, você não precisa fazer nada!

☑ Avalie o tempo de carregamento da sua página

O tempo de carregamento do seu site tem um impacto significativo em suas classificações nos resultados de pesquisa, então você não quer pular esta etapa em sua auditoria de SEO de comércio eletrônico! Se o seu site não carregar rapidamente, os usuários sairão de sua página e irão para outra listagem. Você precisa entregar um site rápido para fornecer informações aos usuários com rapidez.

Os usuários esperam que seu site carregue em dois segundos , então você precisa garantir que seu site carregue rapidamente.

Use uma ferramenta como o Google Pagespeed Insights para avaliar o tempo de carregamento do seu site e ver onde você pode fazer melhorias.

O que fazer se o tempo de carregamento do seu site for muito lento … Se o seu site não carregar rapidamente, siga as sugestões do Google para melhorar a velocidade da sua página . Essas sugestões podem envolver a compactação de arquivos de imagem grandes ou a redução do número de redirecionamentos . Se você descobrir que tem uma longa lista de otimizações para melhorar o tempo de carregamento do site, pode sempre investir em serviços de velocidade de página para tornar o trabalho mais fácil.

O que fazer se o tempo de carregamento do seu site for rápido … Certifique-se de que não haja nenhuma otimização adicional que você possa fazer para melhorar o tempo de carregamento do seu site! Embora o seu site carregue rapidamente, você deve verificar se não há mais o que fazer para tornar o carregamento do seu site ainda mais rápido!

☑ Verifique a compatibilidade com dispositivos móveis

Além de tempos de carregamento rápidos, você precisa incluir a compatibilidade com dispositivos móveis como parte de sua lista de verificação de auditoria de SEO de comércio eletrônico. À medida que os usuários de celular continuam a aumentar, você precisa garantir que seu site funcione bem em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Se os usuários não tiverem uma ótima experiência móvel, eles irão pular de sua página e prejudicar sua classificação.

Além disso, o Google usa a indexação que prioriza os dispositivos móveis, que leva em consideração a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site ao classificá-lo. Portanto, se você deseja ter uma classificação melhor nos resultados de pesquisa, certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis.

Você pode usar o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para ver se o seu site carrega diretamente no dispositivo móvel.

O que fazer se o seu site não for compatível com dispositivos móveis … Se o seu site não for compatível com dispositivos móveis, torne-o compatível com dispositivos móveis integrando um design responsivo. O design responsivo permite que seu site se adapte a qualquer dispositivo usado pelo usuário. Você terá um site com uma ótima aparência e bom desempenho em dispositivos móveis e computadores.

O que fazer se o seu site for compatível com dispositivos móveis … Se o seu site já for compatível com dispositivos móveis, você pode seguir para a próxima etapa desta lista de verificação de SEO para comércio eletrônico!

☑ Certifique-se de que seu site seja seguro

O último item em sua lista de verificação de auditoria de SEO de comércio eletrônico é verificar a segurança do seu site .

Como um site de comércio eletrônico, você deve ter um site seguro .

Seu público insere suas informações pessoais para solicitar produtos de sua empresa. Se o seu site não for seguro, eles não se sentirão confortáveis ​​para comprar com você. Além disso, o Google favorece sites seguros porque os usuários se sentem confortáveis ​​navegando nessas páginas.

Descubra se seu site é seguro digitando sua URL e veja se seu nome aparece com um cadeado fechado próximo a ele. Se a fechadura estiver fechada, está segura. Além disso, ter “https” na frente do seu URL em vez de “http” significa que seu site é seguro.

O que fazer se o seu site não for seguro … Se o seu site não for seguro , você pode protegê-lo adquirindo um certificado SSL (Secure Sockets Layer) . Esse certificado garantirá que, quando os usuários inserirem informações pessoais, como números de cartão de crédito, elas estejam protegidas.

O que fazer se o seu site for seguro … Se o seu site for seguro, não se preocupe! Apenas verifique quando seu certificado SSL expira para que você possa ficar por dentro da renovação.

Comece hoje mesmo com sua auditoria de SEO para comércio eletrônico

Sua auditoria de SEO para comércio eletrônico o ajudará a reavaliar o estado atual de sua estratégia para que você possa trabalhar para melhorá-la. Com esta lista de verificação de SEO para comércio eletrônico, você saberá onde procurar problemas e melhorias em seu site.

Se você está se sentindo sobrecarregado com tudo o que precisa fazer com sua auditoria de SEO para comércio eletrônico, o AUDITSEO está aqui para ajudar. Com uma equipe de  especialistas, podemos auditar o SEO da sua empresa de comércio eletrônico e fornecer recomendações para melhorá-lo. Se quiser, podemos implementar as mudanças para você!

Author

auditseo

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *