12out

Auditoria SEO para E-commerce

Auditoria SEO para E-commerce – Se você quiser saber como fazer uma auditoria de SEO de comércio eletrônico, comece analisando seus esforços de SEO na página . O SEO na página inclui todas as otimizações feitas em seu site para ajudar a melhorar sua classificação. Aqui estão algumas áreas-chave que você deseja analisar para garantir que está obtendo o máximo de sua campanha de SEO:

☑ Avalie o uso de palavras-chave

A primeira etapa de como fazer uma auditoria de SEO para comércio eletrônico é avaliar o uso de palavras-chave em seu site. As palavras-chave acionam a exibição de suas páginas em resultados de pesquisa relevantes na frente de leads relevantes, o que pode levar a mais visitas ao site e carrinhos de compras lotados.

Obtenha o máximo do seu SEO de comércio eletrônico auditando suas páginas em busca de suas palavras-chave principais para garantir que sejam usadas adequadamente em suas páginas, bem como nos lugares certos, como suas metatags .

Você pode usar uma ferramenta como o Google Search Console para avaliar as classificações de sua página para ver quais páginas em seu site não se classificam bem nos resultados de pesquisa. Quando você puder identificar essas páginas, poderá observar o uso de palavras-chave da página e ver se está usando o suficiente.

O que fazer se sua palavra-chave não estiver integrada na página o suficiente … Se você não tiver a palavra-chave em sua página com frequência, precisará integrá-la em toda a sua classificação para essa palavra-chave principal. Desde a etiqueta do título do produto até a descrição do produto , você deve garantir que está usando essa palavra-chave principal.

O que fazer se a sua palavra-chave estiver suficientemente integrada na página … Se você achar que usa a palavra-chave com frequência, pode precisar ver se há outras palavras-chave relacionadas a serem segmentadas. O Google Search Console pode ajudá-lo a saber quais consultas levam as pessoas a suas páginas, o que pode ajudá-lo a encontrar novas palavras-chave.

☑ Analise suas tags de título e meta descrições

A próxima parte de sua lista de verificação de SEO para comércio eletrônico é auditar suas tags de título e meta descrições.

Essas duas metatags são a primeira coisa que os usuários veem nos resultados da pesquisa. Você vai querer avaliar essas tags para garantir que está criando tags de título e meta descrições atraentes que induzam as pessoas a clicar em sua lista.

O Google Search Console pode ajudá-lo a avaliar os cliques para sua listagem. Quando você pode ver a taxa de cliques (CTR) de sua página, isso o ajudará a ver se suas tags geram interesse suficiente para clicar. Lembre-se de que sua posição nos resultados de pesquisa influenciará um pouco seu CTR .

Se você classificar na página dois, por exemplo, provavelmente verá uma CTR mais baixa porque menos pessoas alcançam a segunda página de resultados de pesquisa. Em comparação, uma listagem na primeira página de resultados de pesquisa naturalmente terá um CTR mais alto.

O que fazer se sua CTR estiver baixa … Se sua CTR estiver baixa, você pode precisar reotimizar suas tags de título e descrições meta para ajudar a gerar mais cliques. Certifique-se de que sua palavra-chave apareça em ambas as tags, para que os usuários saibam que sua listagem é relevante. Torne seus títulos e descrições meta descritivos também, para que as pessoas saibam o que esperar de sua página.

O que fazer se sua CTR for alta … Se você tem uma CTR alta, mas conversões baixas, pode ser necessário reavaliar seu título e meta. Seu título e meta podem não corresponder ao que está na página do produto, o que faz com que os usuários cliquem, mas não comprem. Você pode precisar renovar completamente suas tags para que correspondam à página do seu produto e apareçam em resultados de pesquisa mais relevantes.

☑ Avalie sua estratégia de conteúdo na página

A próxima parte de sua auditoria de SEO para comércio eletrônico é analisar o conteúdo da página. O conteúdo desempenha um papel fundamental na classificação dos resultados de pesquisa. Seu público quer informações valiosas e, ao criar conteúdo para eles, você compartilha essas informações.

Você deseja avaliar sua estratégia de conteúdo na página para identificar quaisquer lacunas ou locais onde você precisa melhorar. Você vai querer olhar para a estratégia de conteúdo do seu concorrente para ver que tipo de conteúdo eles criam e compará-lo com o seu para ver o que você ainda não criou.

Adicionar esta tarefa à sua lista de verificação de auditoria de SEO de comércio eletrônico ajudará a garantir que você esteja criando uma estratégia de conteúdo que direcione mais tráfego para o seu negócio.

O que fazer se sua estratégia de conteúdo tiver lacunas … Se parecer que sua estratégia de conteúdo está faltando algumas partes, preencha as lacunas! Crie conteúdo para ajudá-lo a cobrir essas áreas e direcionar mais tráfego para seu site.

O que fazer se sua estratégia de conteúdo não tiver lacunas … Se você não encontrar nenhuma lacuna perceptível no conteúdo, continue se concentrando na criação de mais conteúdo para o seu site. Produzir mais conteúdo permitirá que você direcione mais tráfego para seu site.

O próximo item na lista de verificação de auditoria de SEO de comércio eletrônico é o SEO fora da página . O SEO fora da página compõe fatores que afetam a classificação do seu site, mas não estão na sua página, portanto, você não pode alterá-los diretamente. Há dois aspectos que você deseja incluir como parte de sua auditoria de SEO para comércio eletrônico.

☑ Avalie backlinks

Backlinks desempenham um papel essencial em ajudar você a se classificar nos resultados de pesquisa. Backlinks são links de outros sites para o seu. Esses backlinks ajudam a melhorar sua classificação e a construir sua confiança e autoridade se vierem de sites autorizados e confiáveis.

Você pode usar uma ferramenta como o verificador de backlinks do Ahref para ver quem está criando um link para o seu conteúdo. Basta inserir seu nome de domínio para ver quais links você tem em seu site. Lembre-se de que você pode ter links para seu site de sites autorizados e confiáveis, bem como links de sites menos confiáveis ​​ou com spam.

O que fazer se você tiver backlinks ruins … Às vezes, você avaliará seu perfil de backlink e encontrará empresas pouco confiáveis ​​vinculando suas páginas e prejudicando sua pontuação de domínio. Se você encontrar backlinks ruins em seu perfil, entre em contato com as pessoas que criaram um link para você e peça-lhes que o removam ou você pode rejeitar os links (embora essa opção geralmente não seja necessária).

O que fazer se você tiver bons backlinks … Se você achar que seu perfil é principalmente bons backlinks, use isso como uma oportunidade para ganhar mais backlinks . Entre em contato com essas empresas com conteúdo relevante e convide-as a criar um link para suas páginas. Além disso, você desejará pesquisar outros especialistas do setor e convidá-los a verificar seu conteúdo para que possa criar um perfil de link diversificado.

☑ Analise seus perfis sociais

Embora a mídia social não tenha um impacto direto na classificação do seu mecanismo de pesquisa, muitos profissionais de marketing acham que ela tem um impacto indireto . Como você pode compartilhar páginas de seu site nas redes sociais, ele tem o potencial de aumentar o tráfego em suas páginas e ganhar links para elas, o que pode ajudar a melhorar sua classificação .

Como parte de sua auditoria de SEO de comércio eletrônico, você desejará garantir que está analisando seus perfis sociais para garantir que está postando links para seu conteúdo e páginas de produtos.

O que fazer se você não compartilhou links para suas páginas … Se você ainda não começou a compartilhar links para sua página, agora é o melhor momento de sempre! Sempre que você cria um novo conteúdo ou faz uma venda de produtos, pode compartilhar links para sua página com uma mensagem envolvente para atrair mais pessoas a clicarem em seu conteúdo.

O que fazer se você compartilhar links para suas páginas … Se você já estiver compartilhando links para seu perfil, avalie o desempenho desses links. Verifique as análises de seu perfil para ver se você está gerando cliques com seus links. Você pode então descobrir quais links geram mais cliques para melhorar sua estratégia.

Auditoria de SEO para comércio eletrônico: o lado técnico de SEO

À medida que você aprende como fazer uma auditoria de SEO de comércio eletrônico, não se esqueça do lado técnico do seu site.

O SEO técnico afeta o funcionamento do seu site e como os mecanismos de pesquisa encontram as páginas do seu site. Como um site de comércio eletrônico, você terá dezenas de páginas com seus produtos, conteúdo e muito mais, o que pode abrir a porta para problemas técnicos.

Com esta lista de verificação de auditoria de SEO de comércio eletrônico, no entanto, você avaliará os aspectos técnicos do seu site para garantir que estejam funcionando corretamente.

☑ Analise seu site em relação a robots.txt e mapa do site XML

O seu arquivo robots.txt e o mapa do site XML desempenham um papel fundamental para ajudar os mecanismos de pesquisa a entender o seu site.

  • Robots.txt : seu arquivo robots.txt informa aos mecanismos de pesquisa quais páginas ele pode ou não rastrear, o que ajuda a evitar que seu site fique sobrecarregado. Você pode usar isso para dizer ao Google para não rastrear certas páginas, como páginas de carrinho de compras, listas de desejos e muito mais.
  • Mapa do site XML : este arquivo orienta o Google sobre quais páginas avaliar e direciona o Google a indexar páginas mais críticas em seu site.

Você deve ter os dois elementos se quiser que o Google rastreie seu site e indexe suas páginas.

O que fazer se você não tiver o arquivo robots.txt ou o sitemap XML … Se você não tiver nenhum desses elementos, precisará adicioná-los ao seu site. Você pode encontrar diretrizes para criar robots.txt no site do Google e usar o Google Search Console para configurar o seu sitemap XML .

O que fazer se você já tiver o arquivo robots.txt ou o mapa do site XML … Avalie-os e certifique-se de configurá-los corretamente. Por exemplo, é comum que as empresas bloqueiem o Google com o arquivo robots.txt. Verifique se você está direcionando o Google às páginas essenciais do seu site que também deseja encontrar.

☑ Analise sua indexabilidade e rastreabilidade

A próxima parte de sua lista de verificação de SEO para comércio eletrônico é examinar sua indexabilidade e rastreabilidade. Você não pode aparecer nos resultados de pesquisa se o Google não puder indexar ou rastrear o seu site. É essencial avaliar essas informações para garantir que você possa aparecer na frente de leads interessados.

Você pode usar o Google Search Console para verificar se o Google pode rastrear e indexar seu site.

O que fazer se o Google não puder indexar ou rastrear páginas em seu site … Se o Google não conseguir rastrear ou indexar páginas em seu site, verifique seu arquivo robots.txt e vincule páginas internas em outras páginas relevantes em seu site para ajudar o Google. Você também pode se concentrar em ganhar backlinks para ajudar os rastreadores a descobrirem seu site.

O que fazer se o Google puder indexar e rastrear o seu site … Se o Google estiver rastreando e indexando corretamente o seu site, você não precisa fazer nada!

☑ Avalie o tempo de carregamento da sua página

O tempo de carregamento do seu site tem um impacto significativo em suas classificações nos resultados de pesquisa, então você não quer pular esta etapa em sua auditoria de SEO de comércio eletrônico! Se o seu site não carregar rapidamente, os usuários sairão de sua página e irão para outra listagem. Você precisa entregar um site rápido para fornecer informações aos usuários com rapidez.

Os usuários esperam que seu site carregue em dois segundos , então você precisa garantir que seu site carregue rapidamente.

Use uma ferramenta como o Google Pagespeed Insights para avaliar o tempo de carregamento do seu site e ver onde você pode fazer melhorias.

O que fazer se o tempo de carregamento do seu site for muito lento … Se o seu site não carregar rapidamente, siga as sugestões do Google para melhorar a velocidade da sua página . Essas sugestões podem envolver a compactação de arquivos de imagem grandes ou a redução do número de redirecionamentos . Se você descobrir que tem uma longa lista de otimizações para melhorar o tempo de carregamento do site, pode sempre investir em serviços de velocidade de página para tornar o trabalho mais fácil.

O que fazer se o tempo de carregamento do seu site for rápido … Certifique-se de que não haja nenhuma otimização adicional que você possa fazer para melhorar o tempo de carregamento do seu site! Embora o seu site carregue rapidamente, você deve verificar se não há mais o que fazer para tornar o carregamento do seu site ainda mais rápido!

☑ Verifique a compatibilidade com dispositivos móveis

Além de tempos de carregamento rápidos, você precisa incluir a compatibilidade com dispositivos móveis como parte de sua lista de verificação de auditoria de SEO de comércio eletrônico. À medida que os usuários de celular continuam a aumentar, você precisa garantir que seu site funcione bem em dispositivos móveis, como tablets e smartphones.

Se os usuários não tiverem uma ótima experiência móvel, eles irão pular de sua página e prejudicar sua classificação.

Além disso, o Google usa a indexação que prioriza os dispositivos móveis, que leva em consideração a compatibilidade com dispositivos móveis do seu site ao classificá-lo. Portanto, se você deseja ter uma classificação melhor nos resultados de pesquisa, certifique-se de que seu site seja compatível com dispositivos móveis.

Você pode usar o teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google para ver se o seu site carrega diretamente no dispositivo móvel.

O que fazer se o seu site não for compatível com dispositivos móveis … Se o seu site não for compatível com dispositivos móveis, torne-o compatível com dispositivos móveis integrando um design responsivo. O design responsivo permite que seu site se adapte a qualquer dispositivo usado pelo usuário. Você terá um site com uma ótima aparência e bom desempenho em dispositivos móveis e computadores.

O que fazer se o seu site for compatível com dispositivos móveis … Se o seu site já for compatível com dispositivos móveis, você pode seguir para a próxima etapa desta lista de verificação de SEO para comércio eletrônico!

☑ Certifique-se de que seu site seja seguro

O último item em sua lista de verificação de auditoria de SEO de comércio eletrônico é verificar a segurança do seu site .

Como um site de comércio eletrônico, você deve ter um site seguro .

Seu público insere suas informações pessoais para solicitar produtos de sua empresa. Se o seu site não for seguro, eles não se sentirão confortáveis ​​para comprar com você. Além disso, o Google favorece sites seguros porque os usuários se sentem confortáveis ​​navegando nessas páginas.

Descubra se seu site é seguro digitando sua URL e veja se seu nome aparece com um cadeado fechado próximo a ele. Se a fechadura estiver fechada, está segura. Além disso, ter “https” na frente do seu URL em vez de “http” significa que seu site é seguro.

O que fazer se o seu site não for seguro … Se o seu site não for seguro , você pode protegê-lo adquirindo um certificado SSL (Secure Sockets Layer) . Esse certificado garantirá que, quando os usuários inserirem informações pessoais, como números de cartão de crédito, elas estejam protegidas.

O que fazer se o seu site for seguro … Se o seu site for seguro, não se preocupe! Apenas verifique quando seu certificado SSL expira para que você possa ficar por dentro da renovação.

Comece hoje mesmo com sua auditoria de SEO para comércio eletrônico

Sua auditoria de SEO para comércio eletrônico o ajudará a reavaliar o estado atual de sua estratégia para que você possa trabalhar para melhorá-la. Com esta lista de verificação de SEO para comércio eletrônico, você saberá onde procurar problemas e melhorias em seu site.

Se você está se sentindo sobrecarregado com tudo o que precisa fazer com sua auditoria de SEO para comércio eletrônico, o AUDITSEO está aqui para ajudar. Com uma equipe de  especialistas, podemos auditar o SEO da sua empresa de comércio eletrônico e fornecer recomendações para melhorá-lo. Se quiser, podemos implementar as mudanças para você!

12out

O que é SEO para E-commerce?

SEO para E-commerce é um conjunto de técnicas de otimização que permitem que seu site tenha uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa. O SEO para comércio eletrônico permite que você apareça em resultados de pesquisa mais relevantes, o que permite direcionar mais tráfego, leads e vendas para expandir sua loja online.

Você deseja aumentar o tráfego em seu site e ajudar novos leads a encontrar seus produtos? Nesse caso, a otimização do mecanismo de pesquisa de comércio eletrônico (SEO) é a estratégia de que você precisa para ajudá-lo a atrair mais compradores.

Mas o que é SEO de comércio eletrônico? E como você pode começar? Felizmente, temos todas as informações de que você precisa para construir uma estratégia sólida de SEO para comércio eletrônico.

Por que você deve investir em uma estratégia de SEO para comércio eletrônico?

Aqui estão quatro razões pelas quais o SEO é importante para o comércio eletrônico:

  • Você ajuda as pessoas a descobrirem sua marca: se alguém não está familiarizado com sua marca, o SEO de comércio eletrônico é uma ótima maneira de ajudá-los a descobrir sua marca. Você aparece em mais resultados de pesquisa, o que ajuda mais pessoas a descobrir sua marca.
  • Você ajuda mais pessoas a encontrar seus produtos: as pessoas procuram ativamente por produtos que sua empresa de comércio eletrônico oferece. Ao investir em SEO para comércio eletrônico, você ajuda a aumentar a visibilidade do produto e o reconhecimento da marca.
  • Você fornece uma experiência melhor para seu público: investir em SEO de comércio eletrônico permite que você forneça uma experiência de usuário melhor para seu público. Você deve otimizar seu site para obter uma classificação mais elevada nos resultados de pesquisa, o que, por sua vez, ajuda a fornecer uma experiência melhor para o seu público. Uma experiência de usuário mais positiva leva a uma associação positiva com a marca e aumenta as vendas.
  • Você aumenta as vendas: quando os leads encontram seus produtos na pesquisa, eles reservam um tempo para verificá-los e ver se é uma boa opção. Ao classificar em resultados de pesquisa relevantes, você atrai leads com maior probabilidade de se transformar em vendas para sua empresa.

12 ótimas estratégias de SEO de comércio eletrônico para sua loja online

Agora que você tem as respostas para “o que é o SEO de comércio eletrônico” e “por que o SEO é importante para o comércio eletrônico”, é hora de mergulhar e começar! Confira essas 12 práticas recomendadas de SEO para comércio eletrônico para aumentar a visibilidade de sua loja online!

1. Realize pesquisas de palavras-chave para classificar nos resultados de pesquisa relevantes

O primeiro passo para sua estratégia de SEO de comércio eletrônico é a pesquisa de palavras – chave.

Palavras-chave são os termos que seus compradores de comércio eletrônico procuram ao usar um mecanismo de pesquisa para encontrar produtos relevantes. Por exemplo, se alguém quiser encontrar uma decoração de concha, pode pesquisar “decoração de concha de banheiro”.

Suas palavras-chave ajudam seus produtos a aparecerem na frente de seus compradores. Os mecanismos de pesquisa, como o Google, usam palavras-chave para determinar a relevância da sua página nos resultados de pesquisa. Portanto, é fundamental que você escolha as palavras-chave corretas para as páginas de seus produtos, para que possa aparecer em resultados de pesquisa relevantes.

Para pesquisar palavras-chave para comércio eletrônico, comece pesquisando seus tipos de produto para ver quais palavras-chave adicionais você pode gerar.

A partir dessa pesquisa, você pode obter uma lista de ideias de palavras-chave que pode usar nas páginas de seus produtos. Então, por exemplo, se “decoração de concha para banheiro” for relevante para a página do seu produto, você pode usar isso como uma palavra-chave em sua página.

Ao conduzir a pesquisa de palavras-chave, você desejará se limitar a palavras-chave de cauda longa. Palavras -chave de cauda longa contêm três ou mais palavras e são muito específicas. Essas palavras-chave ajudam você a gerar leads mais relevantes para sua empresa.

Geralmente, você deseja manter palavras-chave de cauda longa porque elas geram um tráfego mais qualificado.

Embora algumas palavras-chave de cauda curta, palavras-chave que contêm uma ou duas palavras, possam funcionar bem para sua empresa, geralmente elas têm muita concorrência. Sem falar que pode ser difícil saber o que alguém deseja se pesquisar por palavras-chave de cauda curta.

Veja “conchas do mar”, por exemplo. O pesquisador quer saber o que é uma concha, como identificá-la ou como comprar conchas? É difícil dizer com base nesta palavra-chave.

Mas se alguém pesquisar “edredom com padrão de concha queen size”, você sabe exatamente o que deseja encontrar.

Como você pode ver, a intenção de pesquisa com palavras-chave de cauda longa é muito mais clara do que com palavras-chave de cauda curta. Palavras-chave de cauda longa também são mais nichos do que palavras-chave de cauda curta porque são mais específicas no que o pesquisador deseja saber. Então, para pregar sua estratégia de SEO de comércio eletrônico, ainda para termos-chave mais longos.

2. Crie conteúdo útil

Depois de selecionar uma palavra-chave primária e um punhado de palavras-chave relacionadas, você vai querer começar a trabalhar em sua estratégia de marketing de conteúdo para comércio eletrônico. O conteúdo ajuda você a se classificar em diferentes resultados de pesquisa e direcionar o tráfego mais relevante para sua página.

Para começar a criar conteúdo, você precisa acumular tópicos. Atenha-se a tópicos relacionados ao setor que ajudam a direcionar tráfego relevante para sua página. Você pode então encontrar palavras-chave relevantes para integrar em seu conteúdo.

Para criar conteúdo impactante:

  • Incorpore suas palavras-chave alvo: deixe seu público saber exatamente o que está olhando, incluindo suas palavras-chave em toda a sua página. Você deseja que suas palavras-chave pareçam naturais, então evite colocar muitas palavras-chave.
  • Corresponda à intenção de pesquisa: ao criar conteúdo, certifique-se de que seu conteúdo corresponda à intenção de pesquisa. Pegue suas palavras-chave e pesquise o que outras empresas escrevem sobre um tópico. Isso o ajudará a criar conteúdo que corresponda melhor à intenção de pesquisa, para que você possa classificar nos resultados.
  • Formate seu conteúdo corretamente: o conteúdo que classifica é coloquial. Ele apresenta as informações de maneira clara e fácil de entender. Evite usar uma quantidade excessiva de termos técnicos e do setor para tornar seu conteúdo acessível.
  • Facilite a leitura: você deseja que os compradores encontrem rapidamente as informações que procuram quando acessam seu site. Certifique-se de que seu conteúdo possa ser facilmente verificado. Divida suas páginas com parágrafos curtos, listas com marcadores e cabeçalhos para que os clientes possam digitalizar para encontrar as informações de que precisam.

3. Produza tags de título dignas de clique

As tags de título são a primeira coisa que o seu público vê nos resultados da pesquisa quando encontra a sua listagem.

As tags de título são um aspecto essencial do SEO para sites de comércio eletrônico porque, junto com as palavras-chave, o Google usa as tags de título para determinar o contexto da sua página. Eles são um fator de classificação direto para o Google.

Para cada página do seu site, você deve passar alguns minutos fazendo um brainstorming das tags de título . Você vai querer algo atraente que incentive os clientes a clicarem no seu resultado.

Mais importante, porém, você deseja colocar sua palavra-chave primária logo no início de sua tag de título. Os pesquisadores tendem a ler apenas as primeiras palavras do seu título, então você deseja que eles saibam imediatamente o que estão vendo.

Incluir suas palavras-chave na tag de título também melhora a classificação do seu conteúdo.

Ao otimizar as tags de título, certifique-se de permanecer dentro do limite de caracteres. Você só tem 60 caracteres para a sua etiqueta de título, então você vai querer tentar e ficar com as etiquetas de título que têm cerca de 55 caracteres para ter algum espaço de manobra. Caso contrário, você corre o risco de sua etiqueta ser cortada.

4. Crie meta descrições atraentes

Meta descrições aparecem abaixo de suas tags de título na pesquisa. Eles fornecem uma breve descrição (cerca de 160 caracteres) do que os clientes encontrarão ao visitar sua página.

As meta descrições desempenham um papel importante ao fornecer aos compradores informações sobre a sua página e fazer com que eles cliquem no seu link. Meta descrições atraentes irão direcionar o tráfego para sua loja online.

Não se esqueça de incluir suas palavras-chave alvo em sua descrição. Isso ajudará o Google e os pesquisadores a entender que sua página é relevante para os resultados da pesquisa.

5. Gere URLs fáceis de usar

Você pode melhorar a acessibilidade da sua loja online incorporando URLs fáceis de usar para todas as suas páginas.

Em vez de uma sequência confusa de letras e números aleatórios, é melhor para seus clientes se você usar as palavras-chave de sua página para fornecer contexto para sua página e ajudar os usuários a se lembrarem melhor de seu URL.

Se o seu site contém categorias ou pastas nas quais as suas páginas se enquadram, você também pode incluí-las no seu URL. Seus clientes terão outra maneira de controlar onde estão em seu site.

Uma estrutura de URL clara ajudará você a se classificar melhor nos resultados de pesquisa e fornecer um contexto melhor para seu público.

6. Aprimore a arquitetura do seu site

Como um site de comércio eletrônico, você tem centenas de páginas em seu site. De suas páginas de categoria a páginas de produtos individuais, você tem muitas páginas para manter organizadas. Ao realizar SEO para sites de comércio eletrônico, é essencial ter uma arquitetura sólida que promova facilidade de navegação para seus clientes.

Para a arquitetura do seu site:

  • Mantenha-o organizado: o mais importante quando se trata de arquitetura é que ela seja organizada e siga um caminho lógico. Quando você tem um caminho organizado, torna mais fácil para os usuários retrocederem sem pressionar a seta para trás. Use breadcrumbs de navegação para ajudar a se manter organizado.
  • Mantenha-o escalável: como uma loja online, você adicionará novas páginas à medida que adiciona novos produtos e cria conteúdo. A arquitetura do seu site deve ser capaz de lidar com as novas adições, mantendo sua integridade como uma arquitetura simples. Tenha uma organização sistemática de categorias que permite adicionar facilmente novas páginas de produtos.

Ao criar uma estrutura de site, você deseja projetar tendo em mente os clientes. Reserve um segundo para revisar a estrutura do seu site e determinar como é fácil encontrar as páginas nele. E se ainda não o fez, adicione uma função de barra de pesquisa para que seus clientes possam pesquisar produtos facilmente.

7. Otimize suas imagens para pesquisa

Como uma empresa de comércio eletrônico, você fornece a seus clientes uma abundância de imagens para ajudá-los a obter uma percepção visual de seu produto. Como resultado, suas páginas podem ficar pesadas e lentas porque você tem muitos arquivos de imagem em seu site.

Um site lento é prejudicial para o seu SEO porque o Google deseja apenas entregar o site de carregamento rápido aos usuários, para que eles possam obter informações rapidamente.

Para ajudá-lo a evitar que suas imagens pesem em seu site, use ferramentas de compactação de imagens, como o Kracken.io , para diminuir o tamanho dos arquivos de imagem. Isso ajudará a evitar que suas imagens atrapalhem seu site.

Usar a compactação com perdas pode ajudá-lo a economizar vários kilobytes (até megabytes) por imagem, mantendo uma aparência fabulosa em sua página.

Além de compactar suas imagens, você também deseja adicionar texto alternativo às imagens para ajudá-lo a classificar nos resultados de pesquisa.

O texto alternativo aparece quando uma imagem não carrega corretamente ou quando um comprador usa um software auxiliar, como um leitor de tela. Ao adicionar texto alternativo, você cria uma oportunidade para integrar suas palavras-chave em sua página e classificar nos resultados de pesquisa.

Então, em vez de seu texto alternativo dizer “imagem de coral”, você pode ter um texto alternativo descritivo que diz:

Um edredom branco com coral azul e estrela do mar. A parte de baixo do cobertor é de cor coral com recifes de coral branco sobre ele. O conjunto de colcha de recife de coral fica em uma cama king-size com fronhas combinando.

Portanto, se você estivesse classificado em “conjunto de colchas de recife de coral”, este texto alternativo forneceria uma ótima descrição, integrando perfeitamente sua palavra-chave principal.

8. Melhore a velocidade da página do seu site de comércio eletrônico

A velocidade da página da sua loja é extremamente importante para mantê-la o mais rápida possível. Porque?

Se você puder aumentar a velocidade de carregamento do seu site em apenas um segundo, isso pode aumentar suas conversões em até 7%.

Além disso, os sites que carregam em cinco segundos ganham sessões de usuário 70% mais longas e uma taxa de rejeição 35% menor. As lojas de comércio eletrônico lentas correm o risco de perder clientes em potencial.

Se você deseja saber a velocidade de carregamento do seu site atualmente, pode verificar o tempo de carregamento com a ferramenta PageSpeed ​​Insights do Google .

Além de compactar imagens, como mencionamos antes, você pode melhorar a velocidade da página :

  • Hospedar vídeos em plataformas de terceiros como Wistia ou YouTube
  • Compactar arquivos Javascript, CSS e HTML pesados
  • Limpando seu código e removendo elementos desnecessários
  • Verificando a configuração do seu servidor
  • Habilitando o cache do navegador para tempos de carregamento mais rápidos
  • Reduzindo o número de redirecionamentos

Se você se sentir sobrecarregado tentando fazer essas alterações sozinho, pode investir em serviços de otimização de velocidade de página de uma empresa de marketing digital.

9. Integre o design responsivo para uma melhor experiência de compra

Mais de 70% dos consumidores compram em um smartphone. Se você não tiver um site de comércio eletrônico que responda a dispositivos móveis, não terá uma classificação nos resultados de pesquisa.

O Google agora usa a indexação que prioriza os dispositivos móveis para classificar os sites nos resultados de pesquisa, o que significa que eles olham para a versão móvel do seu site para classificar o seu site na pesquisa. Se você não tiver um site otimizado para celular, ficará atrás de seus concorrentes com sites otimizados para celular.

Ao usar um design responsivo , você permite que seu site se adapte a qualquer dispositivo que seu público use. Isso garante uma experiência positiva para o seu público, esteja ele em um smartphone ou tablet.

Com um bom design responsivo, cada elemento em seu site – seu texto, imagens e vídeos, navegação, etc. – é dimensionado e o layout muda, para que sua página tenha uma aparência perfeita, independentemente do dispositivo usado pelos visitantes.

Torne seu site responsivo por:

  • Usando uma grade fluida no código do seu site
  • Elementos de design para mouse e touchscreen
  • Escolher os elementos que fornecem a melhor experiência para incluir em telas menores
  • Experimentando layouts responsivos predefinidos

Você pode testar o nível de compatibilidade do seu site com dispositivos móveis usando a ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis do Google .

E se você precisar de ajuda para adicionar design responsivo à sua loja, confira nossos incríveis serviços de design responsivo !

10. Destaque seus produtos com marcação de esquema

Marcação de esquema é o código que você inclui em seu HTML que adiciona recursos como análises de produtos, preços e estoque aos seus resultados.

O Google escolhe se deseja adicionar os elementos ao seu resultado nas páginas de pesquisa, mas com a marcação de esquema em vigor, há uma boa chance de que esses recursos sejam exibidos.

Quando os compradores puderem ver essas informações diretamente na pesquisa, eles ficarão mais engajados e poderão tomar decisões mais informadas durante o processo de pesquisa.

A marcação de esquema também aumenta seu SEO de comércio eletrônico porque ajuda o Google a entender melhor sua página. Este esquema ajuda porque permite que você se identifique como uma entidade online (incluindo seu nome, URL e número de telefone), bem como estabelecer quais produtos você vende.

11. Comece a fazer backlinking

Backlinks são links de outros sites para seu site. Backlinks são valiosos para sua estratégia de SEO de comércio eletrônico porque podem trazer um aumento significativo no tráfego e ajudá-lo a aumentar a confiança e autoridade de seu site.

Os mecanismos de pesquisa veem os backlinks como endossos, por isso é importante que você ganhe backlinks confiáveis ​​e valiosos para o seu site.

Então, digamos que você venda decoração costeira.

Se um popular blog de design de interiores escreveu um blog chamado “Decoração de praia imperdíveis para sua casa” e vinculou a uma das páginas de seu produto, isso está servindo como um endosso de que os leitores devem comprar seu produto. Quando o público lê a postagem, as pessoas começam a acessar a página do seu produto para conferir e, potencialmente, comprar.

Você deseja ganhar uma abundância de backlinks para ajudar a melhorar a autoridade do seu site.

Para construir uma estratégia de link building :

  • Crie um conteúdo envolvente que fará com que os sites se vinculem à sua página
  • Construa uma presença nas redes sociais para aumentar a visibilidade da sua marca
  • Crie vídeos compartilháveis
  • Informe outros sites sobre links quebrados e forneça uma de suas páginas para a qual eles possam vincular
  • Convide autoridades do setor para verificar seu conteúdo

12. Proteja seu site de comércio eletrônico

A segurança do site é uma necessidade absoluta para sites de comércio eletrônico, e há um grande impulso no SEO de comércio eletrônico para que as informações privadas dos usuários fiquem bem fechadas.

Como uma loja de comércio eletrônico, você precisará criptografar os dados que recebe de seus clientes. Seu público deseja se sentir seguro ao inserir as informações e o endereço do cartão de crédito. Você precisa proteger seu site para garantir que os clientes continuem comprando em sua página.

Você pode fazer isso solicitando um certificado SSL (Secure Sockets Layer).

Um certificado SSL criptografa os dados em seu site para que pessoas mal-intencionadas não possam lê-los. Ele também adiciona HTTPS (em oposição ao HTTP inseguro) antes do nome de domínio do seu site.

Os sites seguros superam os sites não seguros, por isso é importante que você proteja seu site para melhorar sua estratégia de SEO de comércio eletrônico.